Quer aumentar sua audiência e alcançar sua comunidade com conteúdos de podcasts?

A tendência no mercado de áudio é a criação de podcasts, pois é uma maneira mais natural de alcançar a audiência potencial e divulgar seu trabalho, gerando ainda seguidores fiéis que acompanham seus conteúdos e ainda podem divulgá-los organicamente. Isso é o desejo de todo podcaster de sucesso.

Mas não fica por aí, a tendência tem dado tão certo, que muitas empresas já estão adeptas à essa forma de comunicar com seus clientes. O chamado Podcast Corporativo se transformou no cartão de visitas para atração do público-alvo de uma marca. E, claro, que a Instore não poderia estar fora dessa tendência, oferecendo para sua empresa a produção dos podcasts corporativos de forma profissional e eficiente, para que você tenha chances de alcançar maiores resultados.

Veja as 10 dicas que preparamos para te auxiliar com seus Podcasts:

 

1. Planeje muito, pense e repense, siga planejando sempre

Criar podcasts é um compromisso que você cria com seus clientes e seguidores, por isso não basta ter uma ideia e pensar no primeiro episódio. Para ter uma linha consistente de comunicação e identidade comunicativa, seus podcasts precisam ser planejados e, se possível, possuírem uma sequência de continuidade episódio pós episódio. Isso também ajudará a gerar uma expectativa dos ouvintes que, consequentemente, estarão ansiosos aguardando o próximo podcast. Então, planeje bem a ideia, os conteúdos, crie um roteiro para cada episódio, o ideal é que você já tenha alguns conteúdos planejados para 3 ou 4 podcasts futuros, com isso, você conseguirá reduzir ao máximo imprevistos que possam surgir.

 

2. Defina uma frequência de publicações dos podcasts

A frequência é muito importante para manter o engajamento com seu público. Por isso, defina se será diário, semanal, quinzenal, mensal ou como preferir. Porém, siga à risca essa frequência de publicações, pois se isso não for respeitado, seus seguidores ficarão à deriva… O que levará a dispersão do público, excluindo os interesses anterior ou fazendo entender que não são podcasts sérios, além de pensarem que você não tem capacidade de produzir conteúdos. É como dizer que “hoje vou começar uma dieta” e sempre deixar para amanhã, você não terá credibilidade. Então, cumpra os prazos de publicações dos seus podcasts.

 

3. Elabore roteiros

Como já citado anteriormente, um roteiro para seus podcasts é muito importante e fundamental para manter uma linha de comunicação coerente. Por isso, a dica é criar um roteiro tanto para a sequência de gravação dos podcasts como para os conteúdos individuais de cada podcast.

 

4. Duração dos podcasts

O tempo dos podcasts é outro fator a ser considerado. Há podcasts muito bons que duram mais que 1 hora, porém nem todos têm esse tempo disponível para se dedicar à ouvi-lo. Pense no tempo do seu podcast de acordo com a frequência do mesmo, isso é um excelente parâmetro. Por exemplo, se vai publicar diariamente os podcasts, mais de 1 hora por podcast pode se tornar massante para o ouvinte, salvo que seja se sumo interesse para o público. Nesses casos de podcasts diários, pode-se optar por tempos de 20 a 30 minutos. Já se seu podcast será publicado uma vez por vez, aí sim pode ser mais relevante criar um podcasts mais longo. Mas também tudo depende dos conteúdos e do interesse do seu público, ao logo do tempo você perceberá o que seu público mais precisa.

 

5. A capa do seu podcast

Todos sabemos que um podcast é um áudio, porém quando for publicá-lo nas plataformas próprias ou de parceiros, em sua maioria, é necessário inserir uma capa de destaque para atrair o público. Essa imagem de capa é muito importante para um usuário decidir se clica para ouvir ou  não o seu conteúdo. Portanto, capriche no design e na comunicação visual de capa do seu podcast também.

 

6. O equipamento de gravação

Você pode fazer o melhor podcast do mundo, mas houver ruídos de gravação, má qualidade dos áudios ou qualquer problema técnico, a chance de perder os seguidores é grande. Por isso, evitar ao máximo essa possibilidade é estar preparado para qualquer imprevisto. O equipamento para captação de áudios para seus podcasts é um elemento que deixa seu “produto” mais profissional. Invista em equipamentos como microfone, notebook, editor de áudios… Mas sabemos que nem sempre é tão simples, por isso uma outra solução para você ter mais tempo em se dedicar aos seus conteúdos e oferecer um podcast profissional ao seu público sem ter que fazer grandes investimentos em equipamentos ou aprender a manusear ferramentas de edições e efeitos, é contratar quem entende do assunto para te auxiliar nessa parte. Na Instore temos uma equipe especializada em edição de áudios, que podem produzir os melhores podcasts para seu negócio. Além disso, você ainda conta com nosso apoio para elaboração de roteiros e, se for o caso, captação dos áudios, pois temos um estúdio de gravação ou podemos enviar um dos nosso profissionais até você para isso. Conte com a gente para a produção dos seus podcasts, entre em contato e solicite uma proposta sem compromisso, clique aqui.

 

7. Veja o que fazem outras empresas

Estar atendo ao mercado é um diferencial e um verdadeiro manual para sobrevivência. Por isso, busque informações sobre empresas que publicam conteúdos similares aos que você tem a intenção de criar. Veja como elas fazem, como planejam, qual a frequência e tire o melhor aprendizado para inovar e otimizar seus conteúdos. Ou, simplesmente, relacione o que não gosta e anote para evitar seguir por este caminho.

 

8.  Escolha as plataformas para publicar seus podcasts e ter mais visibilidade

Todo podcast, para chegar até o público, precisa ser hospedado em algum lugar para que possa ser ouvido ou baixado pelos seguidores. Com seus podcasts hospedados online, será possível gerar o endereço RSS para que você possa publicá-los nas plataformas específicas para este fim, como forma de maior alcance de público e engajamento. Há plataformas gratuitas e outras pagas para publicação de podcasts. Entre elas, algumas mais conhecidas são: Spotify, Deezer, Google Podcast, Apple Podcast e Castbox. Mas, atualmente, já existe variadas opções de plataformas, basta buscar e se informar quais atendem melhor às suas expectativas. A Instore também oferece esse serviço de gestão e publicação dos seus podcasts, pois sabemos que não é um assunto muito fácil para quem é leigo, então conte com a gente e entre em contato para saber mais clicando aqui.

 

9. Divulgue sua marca

As pessoas que acompanham e ouvem os podcasts corporativos o fazem porque sabem que são de empresas ou personalidades relevantes no mercado e querem aprender mais com os conteúdos disponibilizados. Portanto, mais um fator imprescindível para inserir nos conteúdos dos seus podcasts é mencionar o nome da sua empresa, falar quem você é e qual a sua importância para a empresa (o cargo, funções). Isso poderá ser repetido algumas vezes durante o podcast, claro que de maneira discreta para não ficar cansativo para o ouvinte, mas imprescindível, pois isso levará aos ouvintes lembrarem da sua marca e até visitarem sua página para conhecer melhor sua empresa.

 

10. Pergunte aos ouvintes sobre que acharam do seus conteúdos

Por fim e não menos importante, aliás, importantíssimo é você pedir um feedback aos seus ouvintes, para que eles comentem sobre o que achou do seu podcast e, principalmente do conteúdo. Também pode deixar o espaço dos comentários para seus seguidores deixarem dúvidas sobre os assuntos abordados nos podcasts. Sempre responda as dúvidas e agradeça os elogios. Se receber comentários negativos, seja educado, tente entender o ponto de vista exposto e responda com cordialidade mostrando-se disponível a melhorar sempre. Essa interação através dos comentários te ajudará a ganhar destaque nas plataformas, alcançando cada vez mais público interessado nos seus conteúdos, além de mostrar referência que você faz um bom atendimento e se comunica com seu público.

 

Esperamos que essas 10 dicas para criar seus podcasts de foma mais criativa e manter um bom relacionamento com seus seguidores, ajudem você a planejar e publicar seus podcasts com mais chances de obter os melhores resultados.

Para conhecer mais sobre os serviços da Instore e como podemos ajudar sua marca com a produção dos podcasts, entre em contato através do nosso formulário e conte-nos o que precisa, clique aqui. Em breve, um de nossos representantes entrará em contato com você, apresentando a melhor solução para você poder colocar em práticas as suas ideias.

 

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Agradecemos a sua leitura e te esperamos no próximo post!

 

 

Imagem de capa: Freepik (<a href=”https://br.freepik.com/fotos/musica”>Música foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com</a>)